Região

Primeiro lote da duplicação da PR-323 atrai 14 empresas

(Assessoria)

Como estava previsto, o DER/PR abriu dia 25 de junho as propostas de preços dos interessados em executar a obra no trecho de 20,7 quilômetros entre Paiçandu e Doutor Camargo. Teto previsto em edital para execução dos serviços é de R$ 100 milhões. Descontos passam de 25%. Os nomes das empreiteiras não foram divulgados.

Quatorze empresas disputam a execução das obras de duplicação de 20,7 quilômetros da PR-323, entre Paiçandu e Doutor Camargo. “A obra nessa rodovia é uma das demandas mais antigas e importantes da região. A duplicação vai garantir mais segurança para a população que usa a estrada todos os dias e ainda agilizar o escoamento da produção da região Noroeste”, destaca a governadora Cida Borghetti. Mas as lideranças políticas, empresariais e produtores exigem a duplicação completa da via, até Francisco Alves – 2016 quilômetros.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion, este é o primeiro dos quatro trechos da rodovia que serão duplicados com recursos do Governo do Estado. “O grande número de participantes demonstra a saúde financeira do Paraná, que é fruto do ajuste fiscal. Hoje somos reconhecidos por pagar nossos prestadores de serviço em dia”, afirma.

Considerada uma das rodovias mais importantes do Paraná, a PR-323 faz a principal ligação entre as regiões Norte e Noroeste e passa por várias cidades. A rodovia é um dos principais corredores da malha estadual, que suporta toda movimentação proveniente do polo têxtil do Estado, além de proporcionar ligação com países do Mercosul.

Atualmente, a estrada tem pista simples, poucas áreas de ultrapassagem e acessos complicados em trechos urbanos, fatores que resultam em um alto número de acidentes fatais.

Prazos

Após a publicação da classificação das propostas de preços, é aberto prazo legal de cinco dias para eventuais recursos administrativos. Se houver contestações, há mais 5 dias para apresentação das contrarrazões. Esgotados os possíveis recursos, serão abertos os documentos de habilitação, quando a comissão de licitação verifica se os requisitos do edital foram atendidos.

O DER-PR planeja anunciar a vencedora da licitação ainda no segundo semestre deste ano. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos dentro de dois anos após a emissão da ordem de serviço.

Em 2018, o Governo do Estado planeja investir mais de R$ 240 milhões em obras e projetos para os 216 quilômetros entre Paiçandu e Francisco Alves. Além dos quatro lotes de obras de duplicação, estão programados editais para contratação de mais dois projetos de duplicação, além de estudos de viabilidade, terceiras faixas, marginais, ponte e viaduto.

O deputado federal Osmar Serraglio informou que apresentou no Congresso Nacional uma proposta para ‘federalizar’ a rodovia PR-323. O projeto só não avançou mais em função da iniciativa de duplicação pelo Governo do Estado. “Não quero atrapalhar isso”, explicou o parlamentar.

Foto: Divulgação | Trecho da PR-323.
Foto: Divulgação | Não foi informado se o trecho urbano de 4 km de Umuarama está incluído nessa etapa.

 

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