Umuarama

Umuarama identifica seus potenciais para atrair investimentos

(Assessoria)

Diagnóstico feito pela Paraná Desenvolvimento, junto com a prefeitura e empresários locais, foi apresentado em reunião com a governadora Cida Borghetti no dia 8 de junho. Após o levantamento, próximo passo é traçar estratégias para promover o município junto a empreendedores.

Umuarama tem forte potencial para atração de investimentos não só em áreas tradicionais, como a agroindústria, mas também para fomentar outros segmentos, com novas empresas e empregos para o município. A identificação dos potenciais e dos setores alvos capazes de promover o desenvolvimento da cidade está no diagnóstico para o Programa Municipal de Atração de Investimentos (PMAI), elaborado pela Paraná de Desenvolvimento, agência pertencente ao Governo do Estado, junto com a prefeitura e empresários locais.

Esse diagnóstico foi lançado no encontro da governadora Cida Borghetti com o prefeito Celso Luiz Pozzobom, o presidente da Paraná Desenvolvimento, Adalberto Neto, e lideranças do município. “Um trabalho importante, fundamental para planejar e orientar o desenvolvimento econômico da cidade”, afirmou a governadora.

“É essa a estratégia, estimular o crescimento observando o potencial e a aptidão de cada cidade e região. Como governo municipalista, buscamos o desenvolvimento das cidades, porque é onde está a população e o nosso foco são as pessoas”, disse ela.

Umuarama é um dos 11 municípios onde o PMAI foi instituído, como apoio institucional do Governo do Estado para estimular o desenvolvimento regional. O diagnóstico socioeconômico aponta deficiências e oportunidades e as estratégias são formuladas com a participação da comunidade e do setor produtivo.

Interessados

Segundo o prefeito Celso Pozzobom, como uma das cidades pólos do Noroeste, Umuarama desperta interesse de investimentos em setores urbanos. “Há interesse e estamos investindo forte em infraestrutura para atrair novos empreendimentos. Temos empresários interessados. Com esse diagnóstico em mãos vamos para apresentar ao empresariado as oportunidades de avançar em setores já estruturados e abrir outros segmentos”, disse ele.

Pozzobom destaca que, além de deter um dos maiores rebanhos bovinos do Paraná e ser forte em produção de carnes, Umuarama é também o segundo pólo moveleiro do Estado e tem forte presença na construção civil.

Paraná Competitivo

O presidente da Paraná Desenvolvimento destaca que o PMAI de Umuarama foi produzido junto com o município e o setor empresarial e, portanto, traduz a visão da cidade. “Após a elaboração do diagnóstico o próximo passo é estruturar estratégias de prospecção de novos investimentos, buscar empresas e trabalhar com a prefeitura e o setor empresarial para promover o município junto aos empreendedores”, explicou.

Com o PMAI, segundo ele, o Estado atua para descentralizar os investimentos atraídos pelo programa Paraná Competitivo. “Buscamos levar os empreendimentos onde for necessário e trabalhar junto com a prefeitura e empresários para promover o crescimento”, afirmou Adalberto Neto.

Foto: Divulgação | Adalberto Neto, Cida Borghetti e o prefeito Celso Pozzobom.
Foto: Divulgação | Cida Borghetti, Adalberto Neto e os deputados Osmar Serraglio, Ricardo Barros e Alex Canziani.

 

 

 

 

 

Deixe uma Resposta