Policial

Canil da Polícia Militar de Cianorte doa cães de raça a outras unidades

(Editoria)

Betânia, uma cadela da raça Bloodhound, chegou ao Canil da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar de Cianorte com 60 dias de vida, por meio de doação. Ela foi se desenvolvendo e recebeu treinamentos para atuar em atividades policiais. Já faz parte da equipe escalada para resolver casos para complexos.

Prestes a completar 3 anos de idade, Betânia foi mãe de 5 filhotes que completam 60 dias de vida. Assim como ela chegou ao Canil da 5ª CIPM, através de doação, 4 filhotes seus também foram doados para outros canis da PM do Paraná, os quais serão treinados e empregados para localização de pessoas.

Os filhotes doados vão atender unidades de maiores centros urbanos: Choque/Canil do 4º BPM (Maringá), Choque/Canil do 5º BPM (Londrina), Canil do 10º BPM (Apucarana) e Canil integrado PM/GM da 7ª CIPM (Arapongas).

Um dos filhotes permanecerá em Cianorte, junto com a mãe Betânia, que já tem um histórico de serviços prestados à comunidade. Foi ela que ajudou os policiais a localizar uma quadrilha de assaltantes que tentaram roubar uma unidade do Sicredi, no Distrito de São Lourenço. Depois da ação criminosa frustrada, eles fugiram para uma densa mata, foram cercados e presos.

Cabo Paulo, lotado no Canil Integrado de Arapongas, observa que Bloodhound não é uma raça de fácil aquisição pelos poucos criadores que tem no Brasil. E devido a isso, ter alto valor de mercado, chegando um filhote a custar até R$ 4 mil. Presença de animais dessa raça em unidades policiais é um privilégio para os agentes de segurança pública.

Integrantes do Canil, soldados Strozake e Anizelli, e o comandante da 5ª CIPM de Cianorte, Claudio Longo, dizem ter ficado felizes pelas doações dos cães. E assinalam que em breve quem ganhará com a atuação desses cães será a sociedade paranaense.

Foto: Divulgação | Policiais, Betânia e seus filhotes.
Foto: Divulgação | A equipe completa: Policiais, Betânia e seus 5 filhotes.
Foto: Divulgação | Betânia, quando chegou ao Canil de Cianorte.

 

 

Deixe uma Resposta