Umuarama

Exposição de telas retrata Umuarama nos anos 50 e 60

(Assessoria)

A Fundação Cultural de Umuarama abriu a Exposição de Telas “Retratando Umuarama”, com trabalhos do artista plástico Abraão Souza Hachicho, dentro da programação do aniversário de 63 anos de fundação do município. Os quadros, que retratam os primeiros anos da Capital da Amizade (anos 50 e 60), poderão ser visitados das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, no hall de entrada do Centro Cultural Vera Schubert.

A exposição é uma viagem no tempo. “Essas telas me transportam para 1963, quando chegamos a Umuarama. Esse sentimento que o trabalho do Hachicho provoca nas pessoas é digno de homenagens e devemos valorizar os nossos artistas, criando oportunidades para mostrarem seus trabalhos. Vendo as imagens retratadas nestes quadros, percebemos as dificuldades que havia no início da nossa cidade e o quanto ela evoluiu até hoje”, disse o prefeito Celso Pozzobom, na abertura da mostra.

Abraão Hachicho nasceu em 1946, em Viçosa (ES). Morou em Maceió (AL) e passou três anos no Líbano. De volta ao Brasil, viveu em Nova Esperança, no Noroeste do Estado, e mudou-se para Umuarama, onde permanece até hoje, após mais de 50 anos. Foi contador e cursou Estudos Sociais na antiga Fafiu (hoje Unipar). Como artista plástico, desenvolve a pintura e suas primeiras telas datam de 1959, com apenas 13 anos. Hachicho é pai de três filhos, membro da Academia Umuaramense de Letras e Artes (AULA) e autor de centenas de obras que retratam suas memórias, belezas naturais e maravilhas arquitetônicas da humanidade.

“Estamos muito honrados em realizar nesta manhã a exposição ‘Retratando Umuarama’. Agradecemos Hachicho por nos presentear com as experiências artísticas aqui compartilhadas e por tecer em cores a memória da Capital da Amizade. Fazemos votos de sucesso em futuras exposições e novos trabalhos que certamente virão para continuar descortinando diferentes universos através das artes plásticas”, destacou a diretora da Fundação Cultural, Vera Borges.

Foto: Divulgação|Prefeito Celso Pozzobom e o artista plástico Hachicho.
Foto: Divulgação|Painel com obras de Hachicho no Centro Cultural.

 

 

 

Deixe uma Resposta