Universitário

Estudantes de arquitetura projetam e constroem abrigos

(Assessoria)

Quando entram para o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, os alunos calouros são desafiados a projetar, construir e pernoitar em um abrigo feito com diversos tipos de materiais: papelão, lona, plástico, bambu, chapas de compensado e madeira. A atividade dura cerca de um mês e faz parte da disciplina de Projeto Arquitetônico I.

“A proposta para o desenvolvimento e definição do usuário do empreendimento fica a critério de cada equipe. Deve ser um abrigo que atenda pessoas advindas de catástrofes naturais, moradores de rua e de assentamentos, refugiados, entre outros”, explica a professora Adriana Kunen, que ministra a disciplina.

Segundo ela, os estudos prévios são embasados em pesquisas e feitos com desenhos e maquetes. Em seguida, o projeto é executado em escala real. “É um trabalho que visa o desenvolvimento de projeto e conceito na arquitetura, compreensão de volumetria, estrutura e dimensionamento, em que o aluno cria inicialmente maquetes de estudo em escala e muitos croquis, objetivando o resultado na maquete em escala real, que será montada posteriormente no pátio da universidade”.

Além do desafio de executar o projeto e edificar o protótipo, os grupos de alunos deverão pernoitar no abrigo construído, tudo com intuito de comprovar a resistência, solidez e conforto térmico do espaço projetado. Os trabalhos já estão em andamento e os abrigos construídos serão testados no final do próximo mês.

“Neste exercício acadêmico é possível concluir que a arquitetura vai além de projetos monumentais. E embora seja alternativa para uma população em risco, é necessário que olhemos passa essas pessoas que ficam alojadas em situações precárias. Portanto, nós, enquanto arquitetos e urbanistas, podemos fazer melhor”, ressalta a professora.

Foto: Divulgação | Estudantes de arquitetura e urbanismo em ação.
Foto: Divulgação | Estuantes colocam o conhecimento em prática.
Foto: ‘Canteiro de obra’ no pátio da Unipar.
Foto: Divulgação | Abrigos construídos com papelão e outros materiais recicláveis.
Foto: Divulgação | estudantes projetam e constroem os abrigos.

Deixe uma Resposta