Umuarama

Procon de Umuarama está com novo coordenador

(Editoria)

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Umuarama está sob novo comando. Aparício Bernardo Calderaro Junior assumiu a pasta no dia 7 de maio, nomeado pela Portaria nº 1441. Ele substituiu Carlos Roberto Bonadio, que permaneceu no cargo somente quatro meses e teria pedido para sair espontaneamente.

Aparício Calderaro é funcionário aposentado da Caixa Econômica de Federal. Até meados do ano passado ele respondia pela Gerencia Geral da Caixa, em Umuarama. Convidado pelo prefeito Celso Pozzobom, Calderaro aceitou o desafiou e decidiu fazer uma experiência de trabalho no órgão fiscalizador. Sua principal atribuição é coordenar as atividades do Procon.

Quanto a Carlos Bonadio, ele havia assumido esse cargo em janeiro deste ano, na reforma administrativa implantada no quadro de secretariado de primeiro escalão do prefeito Pozzobom. Ele entrou no lugar de Elizabete Nishihara Sarmento, que atuava interinamente. Mais de 15 dias após a anova nomeação, o site oficial da Prefeitura não havia autalizado a alteração efetivada no Procon.

Bonadio – ao lado do prefeito e outras autoridades – participou da inauguração do prédio próprio do Procon no dia 15 de abril (Dia Nacional do Consumidor). Dias depois teria pedido para deixar o cargo, o que foi aceito pelo chefe do Executivo. Após pesquisar alguns nomes com perfil ideal para ocupar esse cargo, a opção de Pozzobom foi chamar Calderaro para integrar à sua equipe administrativa.

Com a nova estrutura e melhor localização, no centro comercial de Umuarama, o número médio de atendimentos no Procon aumentou em mais de 100% – eram 600, no final de 2016, e hoje são cerca de 1.400 por mês. Segundo informações da coordenaria, na época, cerca de 30% dos casos são resolvidos no primeiro atendimento, com orientações nos guichês. Outros 40% se resolvem no pós-atendimento os 30% são direcionados para audiências de conciliação, que resolvem mais da metade das demandas. Cerca de 200 casos por mês seguem para a Justiça e resultam em processos.

Foto: Divulgação | Carlos Roberto Bonadio permaneceu quatro meses no comando do Procon.
Foto: Divulgação | Sede própria do Procon de Umuarama.
Foto: Divulgação | Aparício Calderaro assumiu a Coordenação do Procon de Umuarama.

Deixe uma Resposta