Umuarama

Encontro sobre oportunidades de negócios para pequenos empresários

(Editoria)

A Federação do Comércio do Paraná, Faciap e Sebrae promovem neste dia 20 de abril (sexta-feira) em Umuarama, o 2º Encontro Territorial de Oportunidades para micro empreendedores individuais, pequenos e médios empresários. O evento será realizado no Auditório do Senac, das 8 às 11 horas. As inscrições são gratuitas, mas devem ser feitas antecipadamente pelos telefones: 3623-8107 e 0800-570-0800.

De acordo com a programação, haverá palestra sobre os benefícios da Lei Geral – ‘compras públicas para micro e pequenas empresas’. Também, rodada de oportunidades empresas x entidades públicas. Além de prefeitos, servidores do setor de licitação foram convidados a participar.

Adriano Pereira, consultor regional do Sebrae, observa que os empresários devem também ficar atentos a esse nicho de mercado e melhorar o faturamento de suas empresas. Existem muitos negócios nessa área. Ele cita que 90% das compras públicas envolvem micro e pequenas empresas. Na região (território) de Umuarama isso significa entre R$ 350 e 400 milhões/ano. Desse montante, somente 25% fica na região. “O volume de venda pública pode aumentar significativamente com a participação mais efetiva de fornecedores”, destaca.

O número de negócios entre fornecedores regionais e entidades públicas é considerado acanhado. Estatísticas revelam que 65% das empresas que atendem a esse mercado são de fora dessa região. A proposta do encontro é orientar os empresários sobre as oportunidades abertas e contribuir na promoção das vendas.

Visando ampliar esse negócio, a diretoria da Associação Comercial de Umuarama (Aciu) que apóia e participa do evento, mantém um departamento que informa aos empresários associados sobre licitações abertas na região. Essa iniciativa vem melhorando o desempenho da venda pública.

 

Foto: Divulgação | Sede Regional do Senac – Umuarama, local do encontro.
Foto: Divulgação | Adriano Pereira – Consultor Regional do Sebrae Paraná.

 

Deixe uma Resposta