Umuarama

Aeroporto de Umuarama em obras de ampliação

(Editoria)

Desde o início março é grande movimentação de terra na área do Aeroporto Orlando de Carvalho de Umuarama. Homens, máquinas e caminhões já mudaram a rotina do aeródromo no entorno da pista de poucos e decolagens. São as obras da primeira etapa do projeto de ampliação e modernização do terminal aeroviário para colocá-lo na rota de linhas comerciais ligando o noroeste do Paraná ao Brasil e ao mundo.

Máquinas pá-carregadeiras, tratores de esteiras, rolos compressores e caçambas marcam forte atuação naquele local deslocando grande volume de terra retirada de um barranco lateral. Entre 15 e 20 caminhões basculantes trabalham de domingo a domingo transportando cargas para reposição em outros pontos. Cada caminhão faz aproximadamente 50 viagens/dia.

De acordo com o projeto, a primeira etapa de obras inclui recape (5cm) e ampliação da pista de pousos e decolagens (30m x 1.400m) que terá mais 74 metros de extensão na cabeceira oeste, além de bolhas de manobras. Também, faixas de pistas, ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves, construção do pátio do posto de abastecimento, regularização dos aterros laterais e construção de cerca operacional em todo o perímetro.

A segunda etapa compreenderá a reforma da estação de embarque e desembarque de passageiros e a construção do Sescinc (Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis). Essa fase já está sendo encaminhada, informa a prefeitura.

As etapas seguintes envolvem licitações para compra de móveis e equipamentos a serem instalados na estação e no Sescinc, aquisição e implantação da EPTA (Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo) e por fim a elaboração dos planos, programas e fator humano para operação do aeroporto.

“Após a reforma e adequação estrutural daremos início ao processo de certificação do Aeroporto Orlando de Carvalho, que demandará uma série de planos e programas a serem elaborados e certificados pela Anac. Nossa equipe está empenhada nesse processo com todo o cuidado para que não percamos mais tempo na implantação da tão esperada linha aérea de Umuarama”, disse o prefeito Celso Pozzobom. O investimento é superior a R$ 7 milhões, provenientes do Governo do Estado.

O processo de modernização do Aeroporto de Umuarama foi iniciado junto a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) na gestão de Moacir Silva. Ele destaca que a operacionalização do terminal com voos comerciais é fator preponderante ao processo de desenvolvimento econômico local e regional. Inclusive, um caminhão de bombeiros adaptado para operação específica em aeroportos está à disposição desde 2015, e uma equipe fez treinamento operacional em Belo Horizonte.

Aeroporto fechado temporariamente 

Como as obras da primeira etapa envolvem a pista, a coordenação do aeroporto encaminhou um pedido de Notam (Informação ao Aeronavegante, do inglês “Notice to Airman”) à Agência Nacional de Aviação Comercial (Anac). O documento contém as informações para que as operações de transporte aéreo sejam suspensas temporariamente em razão das obras e foi disponibilizado pelo Comando da Aeronáutica na página AISWEB (www.aisweb.aer.mil.br), disponível para pilotos e companhias aéreas. Por um período inicial de 90 dias, o status de Umuarama no sistema é ‘inoperante para obras/reformas’.

As aeronaves com base no aeroporto local passam a operar em cidades próximas que contam com aeródromos, como Cianorte, Guaíra e Goioerê. Mais de 30 aviões operam nesse aeroporto regularmente. Segundo informações, por conta das restrições de uso da pista nesse período de obras, há certo descontentamento por parte daqueles que pretendem voar sem obstáculos. Já transportes aéreos emergenciais – como pacientes em situação grave de saúde e captação de órgãos para doação e outros – poderão ser feitos por helicópteros, que não dependem do aeroporto. Concluídas as obras de modernização e reestruturação do aeroporto, a companhia Azul deverá ser a primeira a operar na cidade, conforme protocolo de intenção com o Governo do Estado.

 

Fotos: JTM | Imagens da movimentação de terra no Aeroporto de Umuarama.

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.