Umuarama

Unipar inaugurou Centro de Simulação do Curso de Medicina

O espaço de atividades práticas recebeu o nome de ‘Centro de Simulação em Saúde Dr. José de Oliveira’, em homenagem ao professor e advogado que foi um dos fundadores da APEC (Associação Paranaense de Ensino e Cultura), entidade mantenedora da Universidade Paranaense.

Ao lado do Reitor e sua mãe, a vice-reitora da Unipar, Neiva Pavan Machado Garcia, e a viúva do saudoso José de Oliveira, dona Odethe Alves de Oliveira, o Ministro participou do descerramento da placa inaugural e do desate da fita. Em seguida, ele foi convidado a conhecer os espaços que compõem o CSS: consultórios, ambientes que simulam um hospital (com setores que representam quarto, bloco cirúrgico e UTI, entre outros) e salas de estudos.

“Eu gostei muito dos simuladores, pois são equipamentos para treinar e qualificar os alunos de Medicina sem colocar em risco pacientes; um avanço importante na saúde. E por tudo que vi aqui, tenho plena certeza de que a infraestrutura do curso está pronta e bem adequada”, disse o Barros. E ressaltou: “A Unipar é referência no ensino superior de qualidade”.

Em seu pronunciamento, o Reitor Carlos Eduardo Garcia agradeceu a visita.  “Tivemos a honra de dividir nossa alegria com o Ministro Ricardo Barros… ao nos fazer essa deferência, vindo a Umuarama especialmente para esta inauguração, ele mostra que preza nosso trabalho e valoriza sua gente, ou seja, o povo desta região do Paraná”.

Também prestigiaram a cerimônia de inauguração os deputados federais Osmar Serraglio e Zeca Dirceu, o deputado estadual Cláudio Palozi, o prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, o presidente da Amerios, Darlan Scalco (prefeito de Pérola), e a presidente da Câmara Municipal de Umuarama, Maria Ornelas, que estava acompanhada de outros vereadores.

Aula Interativa

Logo após a inauguração do Centro de Simulação em Saúde, o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, se dirigiu ao Teatro Unipar, onde estudantes do curso de Medicina e de outras graduações da área da saúde o aguardavam para uma aula interativa. Ele apresentou um panorama sobre o trabalho que vem desenvolvendo na pasta, abordando as condições da saúde pública no Brasil e os investimentos que estão sendo feitos na área de prevenção de doenças. “Eu gosto desse contato com os jovens porque o futuro do nosso país está nas mãos deles. Então, é importante a nós contribuir, colaborar na medida do possível, para orientá-los a serem vencedores; assim, nosso país será sempre melhor”.

 

Foto: Divulgação | Autoridades políticas e representantes da Unipar.

Foto: Divulgação | Reitor, ministro, prefeito e deputados observam leito no simulador.
Foto: Divulgação | Ato de descerramento da fita inaugural.

 

Foto: Divulgação | Ministro e estudantes da área da saúde, em palestra interativa.

Deixe uma Resposta