Umuarama

Aeroporto de Umuarama é reaberto para atender feira exposição

(Editoria)

Depois de permanecer totalmente fechado para operações de pousos e decolagens durante 12 dias, para início das obras de ampliação, o aeroporto de Umuarama voltou a operar em horário especial. Agora, esses procedimentos estão autorizados no horário das 18 às 7 horas e vão permitir aterrissagens de aeronaves de autoridades políticas e artistas que vierem à Expo Umuarama.

Orlando Luiz Santos, presidente da Associação Comercial e diretor da Sociedade Rural, informou que a administração municipal foi sensível ao pedido da entidade ruralista e liberou o aeroporto temporariamente para atender visitantes, expositores e autoridades no período da feira exposição.

O fechamento total ocorreu no último dia 23, após a emissão de Notam (Informação ao Aeronavegante, do inglês “Notice to Airman”) da Agência Nacional de Aviação Comercial (Anac), a pedido da coordenação do aeroporto, uma vez que a primeira etapa das obras envolvia intervenção na pista. “Após discussões com a empresa responsável pelas obras, e atendendo à demanda de transporte aéreo de órgãos para transplantes e também da UTI aérea, reprogramamos o serviço e com isso alteramos a Notam e agora os pousos e decolagens poderão ser realizados no período noturno (das 18h às 7h)”, informou o secretário Douglas Bácaro (Indústria e Comércio).

De acordo com a nova orientação, das 7h às 18h o aeroporto permanecerá fechado, pois haverá trânsito de máquinas e caminhões realizando movimentação de terra para composição de aterro na cabeceira e nivelamento das laterais da pista. Com o avanço das obras, em dado momento o fechamento total será necessário. “Quando o trabalho chegar à pista, avisaremos os usuários do aeroporto com pelo menos 10 dias de antecedência, antes do fechamento total, para que cada um possa se programar para utilizar os aeródromos da região”, explicou o secretário.

Bácaro destacou que a alteração na Notam foi autorizada pela Anac, após comunicação oficial com as justificativas e o procedimento técnico. “Após um longo período de negociações, busca de recursos e processo licitatório, a ampliação do aeródromo finalmente está saindo do papel e queremos que as obras aconteçam com o mínimo de transtorno, pelo menor tempo possível”.

Foto: Divulgação | A pedido da Sociedade Rural, o aeroporto de Umuarama foi reaberto.

 

 

Deixe uma Resposta