Região

Biometria obrigatória para mais quatro municípios da Amerios

(Assessoria)

A expansão do recadastramento biométrico no Paraná tem nova fase, que se estenderá até 23 de março de 2018. Serão 10 zonas eleitorais, totalizando 30 municípios que farão parte da biometria obrigatória, somando-se às outras 251 cidades que já realizaram o recadastramento biométrico. Na região da Amerios estão incluídos os eleitores de Alto Paraíso (3.176), Alto Piquiri (7.459), Brasilândia do Sul (3.058) e Xambrê (5.506).

O Paraná fechou o ano de 2017 com a marca de 6.642.360 eleitores atendidos biometricamente, o que equivale a 84,03% do eleitorado, tornando o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná destaque nacional em atendimentos biométricos. Os novos municípios que fazem parte desta Fase 3 abrangem um universo de 170.493 eleitores.

As cidades que aceitaram iniciar o recadastramento obrigatório são aquelas que já vinham apresentando alto número de atendimentos na biometria ordinária e que, a partir de agora, receberão toda a estrutura física, humana, bem como treinamentos para o bom desempenho no atendimento dos eleitores.

Desta forma, a próxima eleição contará com um percentual próximo a 90% do eleitorado recadastrado biometricamente, garantindo ao pleito eleitoral maior transparência, segurança e lisura, o que beneficiará toda a sociedade. A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. Não existem duas impressões digitais iguais.

No dia da votação, após a prévia apresentação dos documentos, a identidade do eleitor será confirmada por meio da sua impressão digital. Se o mesário tiver dúvidas com relação ao eleitor, ou se a sua digital não for reconhecida, ele terá à sua disposição a folha de votação com as fotos de todos os eleitores daquela seção, a qual poderá recorrer para a confirmação da identidade.

Os municípios, com algumas exceções, que iniciarão a biometria obrigatória a partir de 15 de janeiro são: Alto Paraíso (dia 05/02), Alto Piquiri (dia 19/02), Bela Vista da Caroba (dia 19/02), Brasilândia do Sul (dia 19/02), Cândido de Abreu (dia 05/02), Congonhinhas (dia 29/01), Cruzeiro do Sul, Flor da Serra do Sul, Inajá, Iretama (dia 29/01), Jardim Olinda, Loanda, Marmeleiro, Paranacity, Paranapoema, Planaltina do Paraná, Porto Rico, Querência do Norte, Renascença, Roncador (dia 29/01), Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Isabel do Ivaí, Santa Mônica, Santo Antonio do Paraíso (dia 29/01), Santo Inácio (dia 19/02), São José das Palmeiras (dia 19/02), São Pedro do Paraná, Terra Boa (dia 19/02), Tupãssi (dia 19/02) e Xambrê (dia 05/02).

Foto: Ilustrativa | A Justiça Eleitoral acredita que a biométria dará mais segurança às eleições.

 

Foto: TRE/PR | Paraná é o primeiro em cadastramento biométrico no Brasil.

Deixe uma Resposta