Corporal

Tratamento dos cabelos

Por que os cabelos são oleosos? E como tratar os cabelos muito secos?

Estas questões foram abordadas em programas. Confira abaixo os ensinamentos da equipe da professora Elizabeti

Por que os cabelos são oleosos?  Em todo o nosso corpo existem glândulas sebáceas. Quem tem pele oleosa, também costuma ter cabelos oleosos. Alimentos gordurosos e a falta de cuidados com a saúde também contam muito para agravar essa característica. O cabelo pode ser oleoso por um processo de disfunção hormonal, ovário policístico ou irregularidades a menstruação.

Como melhorar? – Para melhorar a situação, é preciso usar o produto certo para esse tipo de cabelo. Se mexer muitos nos fios, fizer rabos de cavalo e colocar acessório o tempo todo, o cabelo ficará mais oleoso. É melhor deixá-los soltos.

Tratamento simples: Usar o xampu adequado ao tipo de cabelo e, ao lavar os fios, não esfregar muito, porque esse hábito deixa o cabelo ainda mais oleoso. Outra dica que dá ótimo resultado é usar argila própria para tratamento de pele e cabelo. A argila é um tratamento barato e prático. Ela resolve muito bem, porque retira toxinas e coloca nutrientes nos cabelos. O segredo é diluir bastante a argila em água para que a mistura fique bem ralinha. Passe a mistura na cabeça com ajuda de um pincel, como se fosse retocar a coloração da raiz, e deixe por dez minutos. Em seguida, lave o cabelo normalmente, retirando tudo. Repita esse processo uma ou duas vezes por semana.

Como cuidar dos cabelos Secos – O cabelo seco é no geral sem brilho, desidratado, sem elasticidade, quebradiço e áspero. Alguns motivos podem justificar o ressecamento dos cabelos, como má alimentação, distúrbios na saúde, baixa produção da glândula sebácea do couro cabeludo, excesso de química, lavagem do cabelo com água quente, exposição a agentes agressores, como o sol, o mar, secador, chapinha.
– Em cabelos cacheados a probabilidade de ressecamento é ainda maior, porque o cabelo tem formato de espiral, sendo assim, a oleosidade produzida pelo couro cabeludo tem mais dificuldade de percorrer pelo cabelo. A hidratação é indispensável para quem tem cabelos secos (que é diferente de cabelos ressecados): hidratar 1 vez por semana. Usar creme de hidratação adequado ao tipo de cabelo. Passe da metade do cabelo até as pontas, deixe agir por 30 minutos e depois enxague.

Dicas: Evitar usar xampu antirresíduo, pois resseca ainda mais os fios, use apenas se for fazer algum procedimento químico que o torne indispensável; se for fazer procedimentos como escova, opte por produtos à base de aminoácido (partículas da proteína) e lipídios, estes dão mais movimento aos fios.

* Os xampus mais indicados para cabelos secos são os que têm ceramidas, óleo de macadâmia ou amêndoas doces, lanolina, manteiga de karité, hidrolisado de aveia e aloe vera.

* Evite cremes para pentear, e se for utilizar cremes sem enxágue, use os que contenham filtro solar, é essencial para evitar o aquecimento e em consequência disso mais ressecamento dos fios.

* Pratique uma alimentação saudável, preferindo a ingestão de legumes, vegetais, carnes e peixes magros, lacticínios e carboidratos.

* Beber bastante água! A hidratação começa de dentro para fora, então, hidrate-se muito;

* Lavar o cabelo com água morna ou fria, nunca na água quente. Evite usar secador/difusor, prefira deixar os cabelos secarem naturalmente.

* Sempre massageie o couro cabeludo, para estimular a produção das glândulas sebáceas.

Alguns princípios ativos hidratantes – prefira produtos que contenham: Queratina, Óleo de coco natural, Óleo de Argan, Manteiga de Karité, Aloe Vera, Proteínas do Leite, Mel, Ceramidas, D-Pantenol (Vit E) e colágeno.

(Fonte: Unipar).

Deixe uma Resposta