Universitário

Unipar preparada para o primeiro vestibular de medicina

Foto: Arquivo | Unipar Umuarama: Pronta para o Curso de Medicina.

(Editoria)

A Universidade Paranaense (Unipar) já está com sistema pronto para realizar o primeiro exame vestibular de seleção dos candidatos ao curso de Medicina em Umuarama. A instituição aguarda com expectativa a publicação da portaria oficial de autorização pelo Ministério da Educação (MEC), o que deverá ocorrer ainda neste final de ano. O prefeito Celso Pozzobom e o Reitor Carlos Eduardo Garcia irão a Brasília – quando convocados – para assumirem e assinarem o compromisso de parceria com o programa ‘Mais Médicos’.

A informação é de Irinéia Paulina Baretta, diretora de Ciências Médicas Biológicas da Unipar. De acordo com a professora, uma equipe especializada de São Paulo atuará na aplicação do vestibular. Inclusive, a campanha publicitária está pronta para ser veiculada na mídia. “Autorização oficializada em um dia, no outro podemos iniciar esse o processo”, explicou.

Esse primeiro vestibular será único e disponibilizará 60 vagas aos candidatos a profissionais de medicina. Mas a Unipar tem estrutura para duplicar esse número nos próximos anos, garante a diretora. O curso será por módulos, com aulas de conhecimentos aplicadas também em ambientes de unidades hospitalares da cidade.

O processo de habilitação da Unipar ao curso de Medicina teve início em 2012, com apoio dos deputados federais Osmar Serraglio e Zeca Dirceu. Os dois parlamentares atuaram na articulação nos ministérios da Educação e da Saúde, em Brasília. Após mais uma visita técnica a Umuarama no final de setembro, a Comissão de Monitoramento do MEC recomendou a abertura e funcionamento dessa graduação na Unipar-Sede. Os técnicos elogiaram o comprometimento das autoridades e a parceria com a rede pública e particular de saúde.

Deixe uma Resposta