Eventos

Reitor da Unipar é o novo Cidadão Honorário de Umuarama

(Editoria)

Carlos Eduardo Garcia, Magnífico Reitor da Unipar (Universidade Paranaense), é o mais novo Cidadão Honorário de Umuarama.

A sessão solene de entrega do título honorifico foi realizada na noite de 10 de novembro, no auditório do Hospital Uopeccan Noroeste. Prestigiaram a solenidade o prefeito Celso Pozzobom, os deputados Osmar Serraglio (federal), Cláudio Palozi, Fernando Scanavaca e Márcio Nunes (estaduais) e várias outras autoridades de Umuarama e região. Na plateia estavam lideranças regionais, colegas da Unipar, amigos e familiares, entre eles os pais, fundadores da Universidade Paranaense, Neiva e Cândido Garcia.

Aprovado por unanimidade pelo Plenário da Câmara Municipal, a iniciativa foi do vereador Edvaldo Ceranto Júnior, que abriu o discurso salientando que a honraria é concedida “a pessoas de relevante importância no contexto social” e por isso o Reitor “deve sim receber os louros por sua atuação, já que a educação é o caminho para a transformação social”.

O prefeito Celso Pozzobom elogiou as competências do Reitor e destacou a importância da Unipar no desenvolvimento socioeconômico e cultural do município e região. “Digo sempre que a história de Umuarama pode ser dividida em quatro fases: a da madeira, a do café, a do boi e a da Unipar. Essa Instituição, que tanto apreço temos por ela, está em boas mãos, porque tem um Reitor comprometido com a verdadeira missão de uma universidade”, declarou.

Nas palavras que preparou para agradecer a outorga do título que o faz figurar entre as 188 personalidades que também foram agraciadas com a honraria, Carlos Eduardo citou o autor e os coautores do projeto e os pais. A estes, declarou sua alegria por poder, publicamente, agradecer os ensinamentos que nortearam e norteiam sua vida. “Meus pais me ensinaram que mais importante que as realizações pessoais é termos freio ético e responsável diante da autoridade a nós conferida”, sentenciou.

O mérito da conquista fez questão de dividir também com colegas que, segundo ele, são responsáveis pelo sucesso da nossa grandiosa Unipar. Apaixonado por política, não deixou de registrar seu olhar crítico ao momento atual, quando a corrupção ganha as manchetes dos jornais, todos os dias. E por ser um amante assumido da boa música popular brasileira, quis que o encerramento de sua fala se desse com a canção ‘Devagar, devagarinho’, de Martinho da Vila. Assim, em ritmo de samba, recebeu calorosos aplausos.

 

Fotos: Divulgação.     Reitor Carlos Eduardo Garcia, vereadores,  deputados,  prefeito Celso Pozzobom e o presidente da Uopeccan, Ciro Kreus.

Deixe uma Resposta