Umuarama

Umuarama ocupa 4ª posição com carteira assinada no Estado

(Assessoria)

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, a Agência do Trabalhador de Umuarama obteve em outubro deste ano o quarto melhor saldo do Paraná, na contratação de mão de obra com carteira assinada. Curitiba lidera a lista com 382 postos preenchidos (diferença entre contratações e demissões), seguida por Cascavel (325). São José dos Pinhais aparece em terceiro (178) e Umuarama é quarta colocada, com 157 colocações efetivas.

O prefeito Celso Pozzobom destaca que Umuarama ficou bem à frente das outras cidades polo do Noroeste. “Sabemos que Paranavaí teve saldo de 42 contratações, Cianorte teve 49 e Campo Mourão apenas 28 vagas de saldo. Arapongas, que também é um grande polo moveleiro, teve saldo positivo de 48 contratações”, comparou. “Esse é um sinal claro de recuperação econômica e estamos fazendo o possível para manter essa tendência”, acrescentou.

Conforme o saldo do Caged, as demais cidades na sequência de Umuarama são Araucária (saldo de 140 vagas preenchidas), Marechal Cândido Rondon (139), Campo Largo (118), Medianeira (113), Rolândia e Assis Chateaubriand (108) e Coronel Vivida (104).

O setor que tem contratado mais mão de obra em Umuarama é o comércio varejista e a prestação de serviço, responsável por quase 70% do Produto Interno Bruto (PIB) umuaramense. No acumulado do ano, até setembro, o Paraná registrou saldo positivo de 28.623 empregos com carteira assinada, segundo os dados do Caged. Este é o melhor resultado dos últimos três anos e vai melhorar ainda mais com o saldo positivo de outubro, ainda não computado. Em 2016, em todo o Estado (no mesmo período) o saldo foi negativo em 20.726 empregos, ainda pior que 2015 (na mesma época, foi negativo em 14.406 vagas).

Foto: Divulgação.      

Deixe uma Resposta