Saúde

Novembro Dourado alerta sobre câncer infanto-juvenil

O penúltimomês do ano  dedicado à campanha de orientação preventiva do câncer de próstata, uma doença que ameaça homens adultos. Mas neste ‘novembro azul’, o Rotary Club Umuarama Catedral está alertando também sobre a enfermidade na fase infanto-juvenil, inserindo o tom dourado.

A mensagem de orientação às crianças e a seus familiares é transmitida neste mês por meio de um gibi, contendo diálogos e ilustrações. A publicação em quadrinhos de 12 páginas coloridas foi elaborada pela equipe do cartunista Marcos Roberto Vaz, com apoio de educadores da Prefeitura e da Unipar. O personagem indígena ‘Umuaraminha’, um dos símbolos oficiais do município, é figura importante nessa campanha.

Os 10 mil exemplares do gibi com o título: ‘Umuaraminha – Unidos pela Cura’ serão distribuídos gratuitamente nas escolas da rede municipal e particular de ensino. Mas o conteúdo também pode ser acessado na Internet, na página do cartunista.

O presidente do Rotary, Edson Destro e a coordenadora rotariana do projeto, Valdete Aparecida Sperandio da Cruz, justificam que essa é também uma ação preventiva da doença que pode acometer os pequenos. “O material informativo disponibilizado nas escolas vai permitir melhor orientação aos professores, familiares e às próprias crianças, de forma simples e esclarecedora”, acredita Valdete.

Francisco Guilherme Fernandes, médico cirurgião oncológico, observa que menores com idades entre 7 e 17 anos também podem ser vítimas do câncer. Dados estatísticos revelam que no Brasil são registrados 12.600 casos por ano, nessa faixa-etária. “Mas com o diagnóstico precoce e o tratamento da doença, a chance de cura é grande”, esclarece o profissional.

[SINAIS DO CÂNCER INFANTO-JUVENIL]

– Dores nos ossos e juntas, com ou sem inchaço
– Perda de peso inexplicada
– Palidez inexplicada
– Manchas roxas pelo corpo
– Dor de cabeça acompanhada de vômito
– Caroço em qualquer parte do corpo
– Alteração da marcha e fala
– Aumento do volume ou surgimento de barriga
– Febre prolongada de causa não identificada.

Deixe uma Resposta