Umuarama

Prefeitura faz melhorias no Cemitério de Umuarama

(Assessoria)

Visitantes do Cemitério Municipal de Umuarama percebem as melhorias que foram implantadas pela Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf). Entre elas está a restauração do cruzeiro, na praça central. Ele também ganhou pintura refletiva e iluminação, tornando-se visível da rua, à noite.

Além da restauração, foram implantadas calhas para a queima de vela, na praça central, e um espelho d’água que será abastecido durante períodos de grande visitação – como Finados, Dia das Mães e dos Pais, entre outros. Utilizando mão de obra própria, a Acesf reforçou a estrutura da grande cruz e aumentou o anel lateral. “O objetivo do espelho d’água é evitar que a parafina das velas grude no piso. É um cuidado que teremos a partir de agora, para facilitar a limpeza, preservar o monumento e evitar a contaminação do solo pelos materiais químicos das velas”, explicou o diretor, Vicente Fernandes Resende. Após as visitações, a água será drenada para evitar a proliferação de insetos.

A mudança incluiu um ‘degrau’ para queima de velas e as canaletas, preenchidas com areia lavada na praça do cruzeiro, “o que também facilitará a limpeza e evitará o contato da parafina derretida com o solo”, acrescentou Vicente. O objetivo é evitar que os visitantes coloquem as velas diretamente no chão, seja na calçada ou no gramado. “Com a pintura e o holofote, o cruzeiro será visto de forma reluzente durante a noite, por quem passar do lado de fora dos portões”, completou.

A autarquia providenciou dezenas de lixeiras plásticas (meio tambor). Elas foram colocadas estrategicamente no interior do cemitério para que os visitantes tenham um local apropriado para depositar lixo. A limpeza gral da área já foi concluída.
Um conjunto de bancos de madeira, no entorno da praça, foi reformado, e construído um palco em alvenaria para celebrações religiosas, próximo ao cruzeiro.

O Terço dos Homens será celebrado nesta quarta (1), às 19 horas, ao lado do cruzeiro. A missa de 2 de novembro (Finados) será na Avenida Parigot de Souza, à frente do cemitério, com início às 10 horas.

A previsão da Acesf é que 30 mil pessoas visitem o cemitério nos dois dias (1 e 2) de novembro. A sinalização de vias de trânsito foi reforçada no local. 

Deixe uma Resposta