Saúde

Outubro Rosa alerta contra o câncer

Foi lançado pelo Rotary Club Umuarama Catedral no dia 29 de setembro, durante a 13ª Reunião Rotária, o movimento ‘Outubro Rosa’ dedicado à prevenção da saúda da mulher. O presidente Edson Destro observa que o momento é de informações e alerta do câncer de mama e de colo de útero. O risco da doença tem gerando muita preocupação e o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento.

A coordenação orientou o uso da cor rosa nos setores público e privado para chamar à atenção das mulheres. E alguns órgãos governamentais e empresas adotaram a medida reconhecendo a importância dessa campanha.

Segundo a coordenadora do movimento, Valdete Aparecida Sperandio da Cruz, a campanha de prevenção é realizada há 6 anos na cidade. Mas informou que o formato alcançou o limite e será alterado no próximo ano. “Haverá algumas novidades”, adiantou. A equipe estuda melhores alternativas de transmitir a mensagem às mulheres e a seus familiares.

Neste dia 21 (sábado) haverá o tradicional Chá Rosa, às 16 horas, na Casa da Amizade. Um momento de esclarecimentos por profissionais médicos e boa conversa entre elas. Os primeiros 200 convites adquiridos (R$ 35) dão direito a camisetas personalizadas da campanha. Podem ser adquiridos na Loja Navan (Praça Santos Dumont).

Neste mês, a Prefeitura oferece exames preventivos às mulheres em todas as unidades básicas de saúde. O Hospital Uopeccan Umuarama também mantém sua programação de exames preventivos com mamografias custeados pelo Sistema Único de Saúde – SUS.

Deixe uma Resposta