Paraná

Senhora de Aparecida – 300 anos

Segundo a tradição católica, a virgem Santa, mãe de Jesus Cristo, apareceu em diversas localidades ao redor do mundo, em diferentes momentos históricos. No Brasil, Maria apareceu na forma de uma imagem negra, na época em que a escravidão ainda era corrente no país.

Maria foi proclamada Nossa Senhora da Conceição Aparecida como padroeira do Brasil, pelo Papa Pio XI. E o Brasil de fé católica rende-se ao amor da “Mãe Negra” no dia 12 de outubro, data que marcou, em 1980, a proclamação de feriado nacional – pela Lei federal nº 6.802, de 30 de junho de 1980 – e a consagração do Santuário Nacional de Aparecida, pelo Papa João Paulo II. Também nesta lei a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.

A aparição da imagem de Nossa Senhora de Aparecida ocorreu em 1717, época ainda das chamadas Capitanias Hereditárias. O governante das capitanias de São Paulo e Minas, dom Pedro de Almeida, estava então de passagem pelo Vale do Paraíba, na região de Guaratinguetá. O povo da localidade, inspirado pela visita ilustre, resolveu fazer uma festa de boas-vindas. Para isso chamaram três pescadores para lançar as redes no rio e pescar bons peixes, ainda que o mês de outubro não fosse propriamente tempo favorável para a captura de peixes.

No entanto, como não podiam rejeitar o pedido, os pescadores rezaram pela proteção e benção da Virgem Maria e de Deus para que pudessem voltar à terra com fartura. Depois de muitas tentativas frustradas, com grande surpresa eles pescaram o corpo de uma imagem esculpida em barro. Curiosos, lançaram novamente as redes e pescaram depois uma cabeça, que se encaixou perfeitamente ao corpo. E depois deste encontro, que nos dias atuais é representado em todo o Brasil no dia 12 de outubro, o barco se encheu completamente de peixes.

A partir de então a devoção da Santa foi se espalhando, inicialmente nas casas, depois se construiu uma capela, depois uma basílica, até chegar ao quarto maior santuário do mundo, o Santuário Nacional de Aparecida, localizado na cidade de Aparecida, no estado de São Paulo. Ao longo de três séculos inúmeros milagres têm sido atribuídos à Santa, e a devoção a Nossa Senhora Aparecida espalhou-se Brasil afora.

No dia 9 de outubro, a Assembleia Legislativa do Paraná realizou uma Sessão Solene Especial para celebrar os 300 anos da Santa Padroeira. 

Deixe uma Resposta