Umuarama

Umuarama definiu horário especial do comércio

Os dirigentes dos sindicatos dos patrões e dos empregados do comércio de Umuarama definiram os termos da Convenção Coletiva de Trabalho do período 1º de junho de 2017/2018. A mesa redonda para a negociação foi realizada no Senac no último dia 20 e estabeleceu um reajusta de 6,5% no salário dos trabalhadores. As entidades também definiram os horários de abertura das lojas para o Natal deste ano.

Sobre a abertura aos sábados, decidiram que em outubro os estabelecimentos comércio vão abrir suas portas em horário especial, até às 17 horas, em dois sábados: 7 e 14. “Agora dá para aproveitar o ‘Sabadão’ para antecipar as compras para o Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro, que cai numa quinta-feira. Cogitaram a possibilidade de o comércio abrir também na quarta-feira, dia 11, até às 21, mas não houve concenso, então não vai abrir”, comentou Orlando Luiz Santos, presidente da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama).

Os outros sábados com abertura das 9h às 17h são dias 11 e 25 de novembro e 2, 9, 16, 23 e 30 de dezembro. Já a abertura do comércio em horário especial noturno para o Natal de 2017, vai começar apenas no dia 14 de dezembro, uma quinta-feira (veja tabela nesta página). “Será só uma semana de atendimento norturno, depois já vem o Natal. Muitas empresas queriam a abertura no dia 7 ou pelo menos 11, mas não deu certo”, informou Santos.

[Domingo]

O Natal este ano cai numa segunda-feira e por isso houve grande debate entre os sindicalistas sobre a abertura do comércio no dia 24 de dezembro, véspera, um domingo. “Ficou acordado que o horário de abertura será das 9h às 16h neste dia especial. E no dia 26 (terça-feira após o Natal), as lojas vão abrir às 13 horas e fechar às 18 horas. Vale destacar ainda que como compensação pelas horas trabalhadas em dezembro, o comércio vai ficar de portas fechadas no dia 2 de janeiro de 2018”, esclareceu o presidente da Aciu.

Deixe uma Resposta