Umuarama

Desobstrução de galerias vai evitar alagamentos na cidade

(Assessoria)

A Prefeitura de Umuarama iniciou serviço de desobstrução de rede de galeria de captação e escoamento de água pluvial na Rua Ney Braga – entre a Ministro Oliveira Salazar e o Paço Municipal. O local é ponto de constantes alagamentos devido à capacidade reduzida, já que parte da tubulação encontra-se inutilizada.

A obra é executada por uma empresa especializada em desentupir bueiros e tubulações com jatos de alta pressão e uma potente bomba de sucção, que retira toda a terra de dentro dos tubos e libera a passagem das enxurradas. Utiliza equipamento mecânico de aspiração, hidrojato e sucção por meio de bombas, com acionamento hidráulico. O investimento, é de R$ 174 mil.

Na Ney Braga, a empresa está desobstruindo uma galeria dupla – duas redes de tubos de 1 metro de diâmetro, cada – que há muitos anos encontravam-se bloqueadas. Os tubos assentados, mas não funcionavam devido à obstrução. Com a limpeza concluída será possível observar melhor fluxo no escoamento das águas, explicou o secretário Isamu Oshima (Projetos e Obras).

Nesse projeto não são feitos buracos para impedir o tráfego e nem bloquear o acesso aos comércios. “Existem tubulações antigas de grande porte totalmente obstruídas com terra, areia, pedras e entulhos, devido à falta de limpeza e manutenção. É nelas que estamos trabalhando”, informou o prefeito Celso Pozzobom.

A administração municipal vem realizando melhorias na drenagem pluvial em vários pontos da cidade. Recentemente foram implantadas grelhas de trilhos de ferro (tipo mata-burro) na Avenida Guanabara, captando as águas direcionadas desde o trevo saída para Xambrê e Avenida Ângelo Moreira da Fonseca, além da ampliação da captação com uma nova rede com tubos de 1,20 metro de diâmetro. Em outros pontos, foram implantadas grandes bocas de lobo e aumentada a capacidade de escoamento com novas tubulações, caso da Avenida Parigot de Souza, no Bosque dos Xetá.

Deixe uma Resposta