Policial

Câmera não impede furto de flores na praça

Uma câmera de videomonitoramento instalada pela Umutrans não impediu o furto de cerca de 40 mudas de flores que haviam sido plantadas na Praça Hênio Romagnolli. Mas o equipamento é o mesmo que tem flagrado com frequência motoristas transitando no contorno da praça sem fazer uso do cinto de segurança. A Guarda Municipal, responsável pela proteção do patrimônio público, encerra as atividades operacionais às 24 horas e na madrugada os logradouros ficam ‘liberados’ para a ação de delinquentes.

O cultivo das plantas ornamentais faz parte dos preparativos para as festividades do final de ano. Elas precisam de alguns meses para que a florada coincida com a época do Natal, quando estarão mais robustas e coloridas.

A reposição das flores furtadas vai exigir investimento de mais recursos públicos, já que os autores dos furtos não são identificados e obrigados a fazerem o ressarcimento. Mas motoristas infratores alcançados pela lente da câmera são multados e intimados a pagar a conta.

A Secretaria de Meio Ambiente informa que cerca de 800 mudas da variedade Sun Patiens, de cores diversas, foram plantadas na Praça Hênio Romagnoli, que terá uma novidade neste ano – uma “árvore” de flores. Um trabalho semelhante será realizado na Praça Santos Dumont, que está recebendo em torno de mil mudas.

O plantio acontece nesta época para que as plantas atinjam a florada em dezembro. Recentemente a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente adquiriu 4 mil mudas de flores Sun Patiens, que vão substituir plantas usadas em diversos logradouros públicos.

Deixe uma Resposta