Universitário

Assembleia lança projeto ‘universitários na CCJ’

Os acadêmicos do curso de Direito da Unicuritiba – Centro Universitário de Curitiba – foram os primeiros a participar terça-feira (19), de mais um programa que aproxima os estudantes paranaenses da Assembleia Legislativa do Paraná. Lançado pela Mesa Executiva e coordenado pela Escola do Legislativo, o “Universitários na CCJ” vai oportunizar que os alunos acompanhem o processo legislativo, a partir da primeira análise da legalidade e da constitucionalidade dos projetos apresentados pelos deputados, que acontece na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Acompanhados dos professores de Direito Constitucional Roosevelt Arraes, Dalton José Borba e Luiz Gustavo de Andrade, os estudantes aprenderam um pouco mais sobre o funcionamento da comissão e acompanharam os debates e as análises pelos parlamentares sobre as propostas que tramitam pela Casa. “Um projeto novo da Assembleia que nos permite verificar o funcionamento do trabalho legislativo, a partir da comissão que analisa a constitucionalidade. Uma experiência muito interessante e que ajuda a compreender a produção das leis”, afirmou o aluno Walter Boza, do 5º período.

O grupo foi formado por treze alunos, que além de participar da reunião da CCJ ainda acompanhou a sessão plenária. Na opinião da aluna Lívia Andrade Gaio, do 4º período, a experiência foi muito produtiva. “Foi muito interessante, porque também insere o aluno na vida da Assembleia, mesclando aquilo que aprendemos na sala de aula com a prática, conhecendo e verificando como funciona o processo legislativo, aprendizado que não teríamos apenas na faculdade”.

Deixe uma Resposta